Foto: Prefeitura de São Borja (Reprodução)
Chove desde o último sábado (24) no Rio Grande do Sul, e com tantos dias seguidos de instabilidade, cresce o número de municípios afetados com alagamentos e outros estragos. Em São Vicente do Sul, segue o bloqueio sobre o Rio Ibicuí. A ponte de madeira que ligava o município a Cacequi, na zona rural, foi levada pela força das águas. Os dados atualizados foram divulgados pela Defesa Civil na manhã desta quarta-feira (28).
O número de municípios com registros de ocorrências relacionadas à condição climática também aumentou. Nesta quarta-feira (28), entraram para lista cidades como São Borja e Santa Cruz do Sul. Na terça, Sobradinho, Alegrete e Uruguaiana já haviam registrado danos. Equipes das prefeituras e da Defesa Civil monitoram as áreas atingidas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Confira a situação:
Alegrete
Alegrete ainda registra pontos de alagamentos pontuais no interior. Ainda na terça-feira (27), foi informado que o Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência em que um carro ficou ilhado próximo a uma ponte. Ninguém ficou ferido.
A Defesa Civil da cidade confirma que famílias estão desabrigadas e desalojadas em função da elevação do Rio Ibirapuitã. Órgãos municipais estão mobilizados para operacionalizar o Plano de Contingência para a retirada das famílias, bem como o monitoramento do rio.
Arroio do Meio
Houve ocorrência de deslizamento de solo e/ou rochas. A desobstrução da via já está em andamento.
Vale Real
O nível do Rio Caí subiu, provocando o fechamento da ponte baixa entre Vale Real e Feliz.
Caraá
Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil reportou inundações afetando vias urbanas.
Encantado
Uma ponte foi interditada e aguarda o volume do rio baixar para liberação.
Travesseiro
Foi registrada a submersão da ponte baixa sobre o Rio Forqueta. Tanto a ponte quanto a pinguela sobre o rio, na divisa com Marques de Souza, estão interditadas.
Estrela
Inundações do arroio Boa Vista danificaram o pontilhão de acesso na zona rural do município.
Quaraí
Há duas pessoas desabrigadas, cinco desalojadas e outras sete afetadas.
Revaldo
Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil informa uma interdição de ponte, que aguarda as águas baixarem no acesso ao município de Encantado. Além disso há uma estrada interditada no acesso ao município de Doutor Ricardo.
Santa Cruz do Sul
A Defesa Civil de Santa Cruz do Sul registrou ocorrência de deslizamento de massa, o que acabou atingindo duas residências e deixando três pessoas desalojadas.
São Borja
Com decreto de situação de emergência, São Borja entrou na lista da Defesa Civil, pois há registros de alagamentos em alguns pontos da cidade. O Corpo de Bombeiros atendem ocorrências com árvores caídas no interior e atua nas regiões de alagamentos e no cortes de árvores onde existe obstrução das vias. Devido ao volume de chuva, aulas estão suspensas nas escolas do interior, em função das precariedades de trafegabilidade nas estradas, exceto a EMEF Liberato Salzano (Vila Brites).
São Vicente do Sul
Na terça, na Região Central, uma ponte de madeira foi danificada em São Vicente do Sul por causa das chuvas. A estrutura, que fica na zona rural e faz a ligação com o município de Cacequi, está interditada. O trânsito no local segue interrompido.
Sobradinho
Em Sobradinho, segue o bloqueio após a queda de uma passagem provisória que ligava os bairros Centro e Baixada. Cerca de 300 famílias foram afetadas.
Confira o momento da queda da passagem:
Uruguaiana
Em Uruguaiana, além dos alagamentos reportados na terça-feira (27), a Defesa Civil informa que uma queda de árvore ocasionou danos em um telhado de uma residência. Não houve feridos. O município não registrou outros danos em função das chuvas.